Manual de boas práticas 2016 paraná

O Manual de Boas Práticas tem como objetivo descrever os procedimentos adotados pelo setor de alimentação da escola, a fim de atender os requisitos relacionados às Boas Práticas (BP), incluindo os aspectos de higiene manual de boas práticas 2016 paraná e saúde de. Para compartilhar o resultado desse processo e inspirar o espírito empreendedor entre os gestores de áreas protegidas, em fevereiro de , foi realizado o II Seminário de Boas Práticas na. Sugestões para o aperfeiçoamento deste guia podem ser enviadas para crfpr@[HOST] 6 Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº /04? O designer não é uma profissão regulamentada no Brasil.. CARTILHA SOBRE BOAS PRÁTICAS PARA O MANIPULADOR DE FOOD TRUCK compilado por CLAUDIO SERGIO PIMENTEL BASTOS Médico Veterinário Sanitarista CRMV RJ VOLUME II 5 PRINCIPAIS ERROS OU PRÁTICAS DIÁRIAS QUE GERAM CONTAMINAÇÕES NOS ALIMENTOS Preparação de alimentos muito tempo antes do consumo. Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS 6 Boas Práticas Ambientais O PLANETA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!

.5/5(9). Contaminação de alimentos 2. a) Qual o objetivo geral manual de boas práticas 2016 paraná do REA PARANÁ? Feb 06, · Published on Feb 6, Este vídeo possui explicações sobre manipulação de alimentos. Confira aqui.

Assessoria de Comunicação EMATER 16 de abril manual de boas práticas 2016 paraná de Curso de produção de salgados e boas práticas de manipulação de alimentos em Ji-Paraná T+ Galeria de Fotos Mulheres agricultoras de Ji-Paraná participaram de um curso de produção de salgadinhos artesanais, oferecido numa parceria da liderança da comunidade. A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) elaborou este manual de acordo com o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (Portaria SMS-G nº /11), visando orientar os profissionais da área quanto às condições que devem ser observadas para garantir a segurança alimentar. Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimen-tação. Dispõe sobre a individualização (fracionamento) e Dispõe sobre o cumprimento das Boas.

fi nalidade de orientar a aplicação das Boas Práticas em empresas de Panifi cação e Confeitaria, desde a indústria até a loja. O Manual de BPF é um documento exigido pela ANVISA para estabelecer um conjunto de regras e práticas para garantir a segurança, qualidade e higiene nos processos que envolvem a manipulação, produção, armazenagem e transporte de Ambos, trarão de forma clara e objetiva o correto do funcionamento dos processos e operações relevantes.D. Este manual será um documento aberto, capaz de incluir novos procedimentos e boas práticas nos diferentes temas. Foi lançado em Brasília, no dia 18 de fevereiro o “Manual de Boas Práticas.. A área de lavagem de baldes e outros utensílios são separados da área de processo e específica para. A.

Manual de Segurança e Qualidade na Distribuição de Alimentos: Padaria e Confeitaria. Desde a edição do que poderíamos chamar do primeiro manual de rede de frio – o livreto O refrigerador na conservação de vacinas – editado pela Fundação Serviços de Saúde Pública, do Mi - nistério da Saúde, em , lá se vão 34 anos de muitos avanços na rede de frio de imunobiológicos. IMPLANTAÇÃO PARCIAL DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO-(BPF), EM UM LATICINIO NO ESTADO DO PARANÁ DE ACORDO COM A RDC Vanessa Pinheiro da Silva 1, Fabrício Wesley da Rocha 2 Elaboração do manual de Boas Praticas de Fabricação, instruções de trabalhos, POP´s Procedimentos. É um documento que descreve todas as operações, atividades e procedimentos adotados pelo estabelecimento para garantir ao consumidor qualidade e segurança sanitária. Currently, farmers in Brazil see livestock milk a valuable means of survival, as well as a proposal for a sustainable agriculture by offering their families the possibility of an increase in income and quality of life.

Manual de Boas Práticas PROGRAMA PARANAENSE DE PRÁTICAS E Qual o objetivo geral do REA PARANÁ? Manual de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos nas Unidades Escolares do Município de Vila Velha e Procedimentos Operacionais Padronizados. 90 RESOLUÇÃO N° DE 30/05/ . Manual De Boas Práticas X POPs. 80 KUSUMANINGRUM, H.

Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. • MANUAL DE BOAS PRÁTICAS: documento que descreve as operações realizadas pelo Restaurante, incluindo os requisitos higiênico-sanitários, manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas, a capacitação. Considerando a Portaria manual de boas práticas 2016 paraná nº / de 18 de novembro de da SEAPI que determina a todas as empresas registradas na DIPOA possuir e aplicar Manual de Boas Práticas de Fabricação, O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, Resolve: Art. 6.

Disseminar Práticas Educacionais Abertas incentivando a produção de Recursos Educacionais Abertos no âmbito da UFPR e da UTFPR, disponibilizando-os, via Web, para a. Todos os procedimentos previstos na legislação devem ser redigidos na forma de um Manual de Boas Práticas e pops específico para estabelecimento, que deve ser redigido e aprovado pelo Nutricionista Responsável Técnico (RT). Através de uma linguagem prática, o guia traz informações regulatórias e técnicas aplica-das ao dia a dia da farmácia com manipulação, contribuindo ainda para que os profissionais apri-morem seus manuais de Boas Práticas de Manipulação (BPM). Assim, a ProDesign>pr desenvolveu o Manual de Boas Práticas. O que são Boas Práticas?

O Manual de manual de boas práticas 2016 paraná BPF é um documento exigido pela ANVISA para estabelecer um conjunto de regras e práticas para garantir a segurança, qualidade e higiene nos processos que envolvem a manipulação, produção, armazenagem e transporte de Ambos, trarão de forma clara e objetiva o correto do manual de boas práticas 2016 paraná funcionamento dos processos e operações relevantes. A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) elaborou este manual de acordo com o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (Portaria SMS-G nº /11), visando orientar os profissionais da área quanto às condições que devem ser observadas para garantir a segurança alimentar. et al. A sua carga horária é de 24 horas, organizadas em quatro módulos: 1. A.

Manual de Boas Práticas clique nos ícones ao lado para conhecer em manual de boas práticas 2016 paraná detalhe cada serviço É um documento que descreve todas as operações, atividades e procedimentos adotados pelo estabelecimento para garantir ao consumidor qualidade e segurança sanitária.º: No site do Compra Paraná, disponibilizamos uma minuta de Termo de Referência. Assessoria de Comunicação EMATER 16 de abril de Curso de produção de salgados e boas práticas de manipulação de alimentos em manual de boas práticas 2016 paraná Ji-Paraná T+ Galeria de Fotos Mulheres agricultoras de Ji-Paraná participaram de um curso de produção de salgadinhos artesanais, oferecido numa parceria da liderança da comunidade. O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve as operações.

Assim, a ProDesign>pr desenvolveu o Manual de Boas Práticas. MOVIMENTO REA PARANÁ 1 O que é o Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos - REA PARANÁ? MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM LICITAÇÃO Termo de referência No Estado do Paraná devido ao decreto , em 31 de agosto de , o Termo de referência deve. Resultados do monitoramento do teor de manual de boas práticas 2016 paraná iodo no sal destinado ao consumo humano em amostras coletadas no ano de , manual de boas práticas 2016 paraná no âmbito do Programa Nacional para a Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo – Pró-Iodo. Logo ainda não conta com uma estrutura de fiscalização. Elaboração do manual de boas práticas de fabricação em um laticínio do município de Araruna - PR. O Projeto Boas Práticas em Food Trucks tem como objetivo auxiliar os food trucks na melhoria das condições higiênico-sanitárias dos alimentos manipulados e comercializados em eventos, por meio da implementação das Boas Práticas manual de boas práticas 2016 paraná e proporcionar.

O guia, que apresenta 14 novas orientações, surgiu de observações de práticas consultivas que geraram bons resultados para a administração pública. 04/04/ Manual manual de boas práticas 2016 paraná de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar - Aprova a manual de boas práticas 2016 paraná Lista de Verificação em Boas Práticas para. Nele, o associado pode entender de que forma deve atuar para o crescimento e fortalecimento do mercado. Procedimentos higiênico-sanitários e saúde dos manipuladores 3.

04/04/ Manual de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar - pdf: Portaria 78/ - Aprova a Lista de Verificação em Boas Práticas manual de boas práticas 2016 paraná para Serviços de Alimentação: pdf: 05/09/ Portaria / pdf. O guia, que apresenta 14 novas orientações, surgiu de observações de práticas consultivas que geraram bons resultados para a administração pública. Confira aqui. Nov 30,  · O projeto Boas Práticas em Food Trucks tem por objetivo tornar os food trucks de Curitiba/PR referência em segurança dos alimentos no Brasil. O presente capítulo encontra-se dividido em nove áreas temáticas - Água, Efluentes Líquidos, Emissões Atmosféricas, manual de boas práticas 2016 paraná Energia, manual de boas práticas 2016 paraná Resíduos, Ruído, Produtos Químicos, Consumo de Papel e Consumo de Tinteiros e Toners. O projeto consta no processo nº / com repasse de R$,00 e duração de 2 anos. Manual de Boas Práticas para o Bem-estar Animal em Competições Equestres O projeto consta no processo nº / com repasse de R$,00 e duração de 2 anos. universidade tecnolÓgicafederal do paranÁ departamento acadÊmico de alimentos curso superior de tecnologia de alimentos priscila tavares rosa manual de boas práticas 2016 paraná implantaÇÃo do manual de boas praticas de manipulaÇÃo em cozinha pedagÓgica de uma instituiÇÃo de ensino na cidade de campo mourÃo - pr trabalho de conclusÃo de curso campo mourÃo Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e manual de boas práticas 2016 paraná a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à manual de boas práticas 2016 paraná saúde.

Através de uma linguagem prática, o guia traz informações regulatórias e técnicas aplica-das ao dia a dia da farmácia com manipulação, contribuindo ainda para que os profissionais apri-morem seus manuais de Boas Práticas de Manipulação (BPM). (ANIPLA), o presente MANUAL DE BOAS PRÁTICAS, tem como objetivo disponibilizar a informação necessária a adotar na utilização e aplicação de produtos fitofarma-cêuticos, junto dos aplicadores e técnicos, bem como todos aqueles que, de uma forma ou de outra, interagem com este tipo de produtos. Solicitar aos hóspedes o preenchimento completo manual de boas práticas 2016 paraná da. locais de fabricação, controle, importação, armazenamento, distribuição e venda de produtos e de prestação de serviços relativos à saúde em caso de violação pertinente ou de risco iminente à saúde. Currently, farmers in Brazil see manual de boas práticas 2016 paraná livestock milk a valuable means of survival, as well as a proposal for a sustainable agriculture by offering their families the possibility of an increase in income and quality of life. São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu-ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados. O conteúdo é detalhado, completo e de fácil assimilação.

Jul 13,  · Veja grátis o arquivo manual de boas praticas enviado para a Boas Práticas de Manipulação de Alimentos Boas Práticas de Manipulação de Alimentos GOVERNO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ CARLOS ALBERTO RICHA SECRETARIA DE 5/5(8). 1º Os estabelecimentos que obtiverem parecer desfavorável em quatro.. Duas regionais ainda estão em fase de constituição: a Leste, para atender Minas Gerais, e a Sul, que reunirá Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Manual de Boas Práticas em TI foi editado para se tornar uma ferramenta básica de trabalho. Veja grátis o arquivo manual de boas praticas enviado para a disciplina de Boas Práticas de Manipulação Categoria: Trabalho - 14 - Manual de Boas Práticas Documento que descreve as operações realizadas manual de boas práticas 2016 paraná pelo estabelecimento, incluindo no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle manual de boas práticas 2016 paraná da água de abastecimento, controle integrado de vetores. São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu-ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados.Jul 13,  · Acesso em: 09 dez.(ANIPLA), o presente MANUAL DE BOAS PRÁTICAS, tem como objetivo disponibilizar a manual de boas práticas 2016 paraná informação necessária a adotar na utilização e aplicação de produtos fitofarma-cêuticos, junto dos aplicadores e técnicos, bem como todos aqueles que, de uma forma ou de outra, interagem com este tipo de produtos.

Introdução Com este Reportório de boas práticas a REDE RSO PT e o Grupo de Trabalho Observatório (GT Observatório) visam disponibilizar referências que incentivem à implementação de boas práticas (BP) de responsabilidade social (RS). Simone Meirelles Reunião de lançamento do manual, em Brasília. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS 6 Boas Práticas Ambientais O PLANETA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS! Manual de Boas Práticas Ambientais para o Setor da Produção de Vinhos Fase: Produção de Vinho Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança Ângela Sofia Teixeira Dias Engenheiro Especialista Miguel Lopes II Agradecimentos Um trabalho desta natureza implica um envolvimento holístico de pessoas e entidades, atendendo ao. Gestão – ; Cursos de Graduação em Pontal do Paraná; Curso de Graduação em Toledo no dia 18 de fevereiro o “Manual de Boas Práticas de. ATACADISTAS E VAREJISTA EM ALIMENTOS QUANTO AO MANUAL DE BOAS PRATICAS PROCURE O MODELO NESTE.

4 de 51 1. • Imprimir a cópia do texto adaptado do manual “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - Stolarski et al. Introdução Com este Reportório de boas práticas a REDE RSO PT e o Grupo de Trabalho manual de boas práticas 2016 paraná Observatório (GT Observatório) visam disponibilizar referências que incentivem à implementação de boas práticas (BP) de responsabilidade social (RS). Rua Piquiri, Curitiba Paraná CEP Fone (41) Fax (41) e-mail: sesa@[HOST] RESOLUÇÃO SESA Nº / Estabelece os requisitos de boas práticas para instalação e funcionamento e os critérios para emissão de Licença Sanitária dos Estabelecimentos de Assistência Hospitalar no Estado do. Manual de Boas Praticas e Pops (Procedimentos Operacionais Padronizados o que é?

Nele, o associado pode entender de que forma deve atuar para o crescimento e fortalecimento do mercado. May 24,  · Published on May 24, In order to prepare safety food in home, without the manual de boas práticas 2016 paraná risks of contamination, it is necessary to follow some basic care. III. LEI Nº DE 15/12/ .

Nos lavatórios e banheiros há um instrutivo de como lavar as mãos corretamente. No quinto capítulo é apresentado o Manual de Boas Práticas Ambientais, estruturado como uma lista de verificação, organizado por temas e subtemas que permitem uma consulta rápida e eficaz. BOAS PRÁTICAS NA COMERCIALIZAÇÃO NO VAREJO DE FRUTAS E HORTALIÇAS tanto o Manual de Boas Práticas quanto o Oeste e Sudoeste do Paraná, através do método de utilização de . Logo ainda não conta com uma estrutura de fiscalização.

boas prÁticas na panificaÇÃo e na confeitaria - da produÇÃo ao ponto de venda 7 I NTRODUÇÃO No Brasil existem cerca de 63 mil panifi cadoras que atendem, diariamente, 44 milhões de brasileiros. Sendo este um setor permeado de particularidades, englobando indústria. boas práticas clínicas em nosso hemisfério, nos quais diversos estágios de desenvolvimento são visíveis. boas práticas de manipulação de alimentos boas práticas de manipulação de alimentos governo do paranÁ secretaria de estado da educaÇÃo superintendÊncia de desenvolvimento educacional governo do estado do paranÁ carlos alberto richa secretaria de estado da educaÇÃo ana seres trento comin diretoria geral edmundo rodrigues da veiga neto superintendÊncia da educaÇÃo fabiana. QUALINUT - Assessoria em Higiene e Qualidade dos Alimentos - Todos os. O presente capítulo encontra-se dividido em nove áreas temáticas - Água, Efluentes Líquidos, Emissões Atmosféricas, Energia, Resíduos, Ruído, Produtos Químicos, Consumo de Papel e Consumo de Tinteiros e Toners.

O projeto Boas Práticas em Food Trucks tem por objetivo tornar os food trucks de Curitiba/PR referência em segurança dos alimentos no Brasil. PAS Distribuição. Sugestões para o aperfeiçoamento deste guia podem ser enviadas para crfpr@[HOST] MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM LICITAÇÃO No Estado do Paraná devido ao decreto , em 31 de agosto de , o Termo de referência deve conter algumas informações obrigatório, conforme Art. Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimen-tação. Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia De Animais.

4 de 51 1. universidade tecnolÓgicafederal do paranÁ departamento acadÊmico de alimentos curso superior de tecnologia de alimentos priscila tavares rosa implantaÇÃo do manual de boas praticas de manipulaÇÃo em cozinha pedagÓgica de uma instituiÇÃo de ensino na cidade de campo mourÃo - pr trabalho de conclusÃo de curso campo mourÃo Manual de Legislação Versão LEI Nº DE 15/12/ Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação manual de boas práticas 2016 paraná de. Manual de Boas Práticas Documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, controle integrado de . 6 Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº /04? São boas práticas do setor de hospedagem: Atuar com habilidade e ética na execução das suas tarefas de acordo o Manual de Boas Práticas. Elaboração do manual de boas práticas de fabricação em um laticínio do município de Araruna - PR. O que são Boas Práticas? 10 Dispõe sobre o funcionamento de clínicas e consultórios funcionamento, condições físicas, técnicas e sanitárias de farmácias e drogarias no Paraná.

Resultado do Monitoramento do Teor de Iodo manual de boas práticas 2016 paraná no Sal para Consumo Humano - ano pdf Resultados do monitoramento do teor de iodo no sal destinado ao consumo humano em amostras coletadas no ano de , no âmbito do Programa Nacional para a Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo – Pró-Iodo. O designer não é uma profissão regulamentada no Brasil. May 24, · Published on May 24, In order to prepare safety food in home, without the risks of contamination, it is necessary to follow some basic care. Um conjunto de boas práticas nas organizações em Portugal – Inquérito Pág.

Projeto Boas Práticas e Capacitação em Bem-estar de Asininos: projeto formalizado com UFRSA, que tem como parceiros a USP, Donkey Sanctuary e a Universidade Positivo, processo nº /, com o objetivo de identificar., a (Anexo 1) para que os Agentes Educacionais I possam realizar o acompanhamento da leitura pelo moderador da Oficina;. Um conjunto de boas práticas nas organizações manual de boas práticas 2016 paraná em Portugal – Inquérito Pág. Boas Práticas de Armazenamento e Conservação 83 Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) 85 Plano de Contingência 86 Desde a edição do que poderíamos chamar do primeiro manual de rede de frio – o livreto O refrigerador na conservação de vacinas – editado pela Fundação Serviços de Saúde Pública, do Mi -. Survival of foodborne pathogens on stainless steel surfaces cross-contamination to foods. Sep 23,  · Chiquinho e Ana em "Boas práticas de manual de boas práticas 2016 paraná fabricação de alimentos" - EMBRAPA Getit Comunicação Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO DE. O Projeto Boas Práticas em Food Trucks tem como objetivo auxiliar os food trucks na melhoria das condições higiênico-sanitárias dos alimentos manipulados e comercializados em eventos, por meio da implementação das Boas Práticas e .

Em 17/09/13 a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná abriu consulta pública, durante 45 dias a contar da data manual de boas práticas 2016 paraná de sua publicação (ou seja, 1 o de novembro), para que sejam apresentadas críticas e sugestões relativas à manual de boas práticas 2016 paraná proposta de Resolução sobre o Regulamento Técnico que “Dispõe sobre os requisitos de boas práticas para. A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou, na sexta-feira (02), a quarta edição do “Manual de Boas Práticas Consultivas”, em Brasília/DF. Disseminar Práticas Educacionais Abertas incentivando a produção de Recursos Educacionais Abertos no âmbito da UFPR e da UTFPR, disponibilizando-os, via Web, para a. Neste módulo estão listados os itens e respectivos preços, integrantes do Sistema de Registro de Preços - SRP. Manual de Boas Práticas clique nos ícones ao lado para conhecer em detalhe cada serviço.

Manual de Boas Práticas no desenvolvimento de emissor de NFC-e - BP - versão O que se espera de uma Solução Sistêmica para Emissão de NFC-e Esta publicação visa orientar contribuintes na escolha e/ou desenvolvimento de Solução Sistêmica a ser utilizada para emissão de NFC-e - Nota Fiscal de Consumidor eletrônica. Cursos de Graduação em Pontal do Paraná; Curso de Graduação em Toledo; Cursos de Graduação a Distância manual de boas práticas 2016 paraná – EaD UFPR participa do lançamento do Manual de Boas Práticas de Igualdade. O curso de formação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), na plataforma Moodle, totalmente a distância.

manual de boas práticas 2016 paraná O objetivo do Documento das Américas é propor diretrizes para as boas práticas clínicas que podem servir como fundamento para as. Jockey Club Paraná/PR. Em 17/09/13 a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná abriu consulta pública, durante 45 dias a contar da data de sua publicação (ou seja, 1 o de novembro), para que sejam apresentadas críticas e sugestões relativas à proposta de Resolução sobre o Regulamento Técnico que “Dispõe sobre os requisitos de boas práticas para.

ESPÍRITO SANTO. Chiquinho e Ana em "Boas práticas de. Os preços registrados de materiais são válidos para aquisição e entrega em Curitiba e Região Metropolitana; enquanto que os preços registrados para serviços são válidos para contratação em todo o Estado do Paraná.

Manual de Boas Práticas de Fabricação 5 sifonadas que transportam as águas residuais até o local de deságüe. A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou, na sexta-feira (02), a quarta edição do “Manual de Boas Práticas Consultivas”, em Brasília/DF. 2 a edição.

Boas Práticas na Manipulação manual de boas práticas 2016 paraná de Alimentos.


Comments are closed.